Fleetsaves
Fleetsaves
Fleetsave: Colocar a frota em movimento para que não seja perdida em um ataque inimigo e em segundo plano para tirar os recursos do planeta para que não sejam roubados.
Os fleetsaves são o fundamental do OGame.
Apesar de toda a gente saber isto (ou pelo menos deviam saber!) ainda vejo muitos a fazer fleetsaves
errados.
Convém sempre vigiar os sistemas vizinhos e no caso de haver alguma lua por perto, espiar para ver o
nível do sensor phalanx e posteriormente calcular o raio abrangente - verificando se o vosso planeta é
abrangido.
No caso de terem o vosso planeta dentro do raio de um phalanx, e o dono da lua em questão não ser forte
o suficiente para vos fazer alguma coisa, não se esqueçam que pode ser usado para proveito de alguém
mais forte e no caso de ser um universo com ACS, para ataques colectivos.
Nota: Já vi muito boa gente ser destruída por traição de jogadores da mesma aliança (ou aliança recruta).. as luas
"amigaveis" são um factor a ter em conta para os mais cuidadosos.
Possíveis fleetsaves:
Planeta -> Planeta de Inactivo
Planeta -> Outro Planeta Nosso
Planeta -> CD
Lua -> Planeta de Inactivo
Lua -> Próprio Planeta
Lua -> CD
Lua -> Lua
I. 1) Qual o fleetsave certo?
Para os jogadores SEM LUA o fleetsave mais seguro é sem dúvida Planeta ->Outro Planeta Nosso em
missão TRANSFERIR.
A vantagem que este fleetsave trás apenas é aproveitada no caso do jogador estar online antes da sua
frota chegar ao destino!
Este fleetsave é apanhado pelo phalanx, e como tal não impede de serem vítimas de ataques
sincronizados!
Mas tem uma especialidade.. é que se estiverem ligados antes do fleetsave aterrar, e constatarem um
ataque sincronizado ao vosso planeta, podem fazer a frota regressar fazendo com que desapareça da
vossa vista geral e consequentemente da vista do phalanx.
Ainda para os jogadores SEM LUA, no caso de não terem um outro planeta vosso nas redondezas, para
onde possam fazer fleetsave sem gastar quantidades exageradas de deutério, o fleetsave "desenrrasca"
que deve ser feito é Planeta -> CD.
Muitos jogadores pensam que esse fleetsave não é apanhado pelo sensor phalanx..Mas estão
redondamente enganados!!
Então mas se esse fleetsave é apanhado por phalanx na mesma, qual é a razão de o fazermos?
Na verdade esse fleetsave não é muito melhor que o Planeta -> Planeta de Inactivo.. Mas tem uma
vantagem numa única situação:
Para a situação acima descrita, se o nosso planeta não estiver no raio do phalanx mas o planeta para
onde fazemos o fleetsave estiver dentro desse raio, o jogador com a lua pode apanhar a nossa frota (se
estiver com missão atacar) fazendo phalanx nos vários planetas possíveis para fleetsave.
Ora.. o tempo que fica vísivel no phalanx é apenas o tempo de embate contra o planeta de fleetsave..o que
aparenta não servir de nada. Mas na realidade, um bom jogador poderá espiar as nossas tecnologias para
saber as velocidades dos motores, e usando um simulador consegue descobrir o tempo que demoramos a ir
e voltar ao planeta de fleetsave, o que lhe permite sincronizar o ataque.
No entando, se o fleetsave feito for Planeta -> CD, isso já não acontece. A funcionalidade do phalanx é
ver o movimento de frotas num determinado planeta, e não no seu campo de destroços. Essa é a
justificação para este fleetsave ser um pouco mais seguro.
No entanto , existe ainda outra técnica de evitar sermos crashados, em caso de termos de
praticar este fleetsave.
Trata-se de uma técnica de confundir o inimigo, tornando (quase) impossível que o tempo de regresso seja
determinado.
Para isso, apenas temos de fazer fleetsave (a recolher) com várias vagas cruzadas (velocidades diferentes)
de 1 reciclador, para o mesmo campo de destroços ao qual enviamos a frota principal.
Se as vagas forem bem cruzadas, será impossível determinar qual dos retornos apresentados no phalanx, é
o da frota principal. Este processo tem de ser feito o mais rapidamente possível, pois se o inimigo
acompanhar com o phalanx todas as vagas lançadas ao CD, poderá saber qual a ordem de chegada das
frotas - daí eu ter dito que era 'quase' impossível.
Os jogadores COM UMA LUA são beneficiados de poderem fazer o segundo melhor fleetsave: Lua -> CD.
O sensor phalanx simplesmente não pode ser usado para observar uma lua. O motivo de Lua -> CD ser
mais seguro que Lua -> Planeta de Inactivo é o mesmo que está explicado na questão acima.
Existem técnicas um pouco mais complexas (no entanto fáceis de executar), para determinar o retorno de
um fleetsave deste tipo. A maneira mais segura e que impossibilita totalmente a sua determinação, é fazer
como expliquei no método acima: enviar muitas vagas de 1 reciclador para o mesmo CD.
Os jogadores COM DUAS LUAS são beneficiados de poderem fazer o melhor fleetsave: Lua -> Lua.
Neste caso, se o jogador for cuidadoso, é completamente impossível de ser destruído (durante o fleetsave,
claro!).
No entanto, como vamos ver mais abaixo, não existem fleetsaves 100% seguros, a menos que seja
entre duas luas ou seja em modo transferir e que estejamos SEMPRE online antes da frota aterrar.. Mas
como o erro pode ser humano, a minha afirmação inicial mantém-se.
Tutorial por Lord Ricpaiva, do fórum board.ogame.com.br
Os fleetsaves são o fundamental do OGame.
Apesar de toda a gente saber isto (ou pelo menos deviam saber!) ainda vejo muitos a fazer fleetsaves
errados.
Convém sempre vigiar os sistemas vizinhos e no caso de haver alguma lua por perto, espiar para ver o
nível do sensor phalanx e posteriormente calcular o raio abrangente - verificando se o vosso planeta é
abrangido.
No caso de terem o vosso planeta dentro do raio de um phalanx, e o dono da lua em questão não ser forte
o suficiente para vos fazer alguma coisa, não se esqueçam que pode ser usado para proveito de alguém
mais forte e no caso de ser um universo com ACS, para ataques colectivos.
Nota: Já vi muito boa gente ser destruída por traição de jogadores da mesma aliança (ou aliança recruta).. as luas
"amigaveis" são um factor a ter em conta para os mais cuidadosos.
Possíveis fleetsaves:
Planeta -> Planeta de Inactivo
Planeta -> Outro Planeta Nosso
Planeta -> CD
Lua -> Planeta de Inactivo
Lua -> Próprio Planeta
Lua -> CD
Lua -> Lua
I. 1) Qual o fleetsave certo?
Para os jogadores SEM LUA o fleetsave mais seguro é sem dúvida Planeta ->Outro Planeta Nosso em
missão TRANSFERIR.
A vantagem que este fleetsave trás apenas é aproveitada no caso do jogador estar online antes da sua
frota chegar ao destino!
Este fleetsave é apanhado pelo phalanx, e como tal não impede de serem vítimas de ataques
sincronizados!
Mas tem uma especialidade.. é que se estiverem ligados antes do fleetsave aterrar, e constatarem um
ataque sincronizado ao vosso planeta, podem fazer a frota regressar fazendo com que desapareça da
vossa vista geral e consequentemente da vista do phalanx.
Ainda para os jogadores SEM LUA, no caso de não terem um outro planeta vosso nas redondezas, para
onde possam fazer fleetsave sem gastar quantidades exageradas de deutério, o fleetsave "desenrrasca"
que deve ser feito é Planeta -> CD.
Muitos jogadores pensam que esse fleetsave não é apanhado pelo sensor phalanx..Mas estão
redondamente enganados!!
Então mas se esse fleetsave é apanhado por phalanx na mesma, qual é a razão de o fazermos?
Na verdade esse fleetsave não é muito melhor que o Planeta -> Planeta de Inactivo.. Mas tem uma
vantagem numa única situação:
Para a situação acima descrita, se o nosso planeta não estiver no raio do phalanx mas o planeta para
onde fazemos o fleetsave estiver dentro desse raio, o jogador com a lua pode apanhar a nossa frota (se
estiver com missão atacar) fazendo phalanx nos vários planetas possíveis para fleetsave.
Ora.. o tempo que fica vísivel no phalanx é apenas o tempo de embate contra o planeta de fleetsave..o que
aparenta não servir de nada. Mas na realidade, um bom jogador poderá espiar as nossas tecnologias para
saber as velocidades dos motores, e usando um simulador consegue descobrir o tempo que demoramos a ir
e voltar ao planeta de fleetsave, o que lhe permite sincronizar o ataque.
No entando, se o fleetsave feito for Planeta -> CD, isso já não acontece. A funcionalidade do phalanx é
ver o movimento de frotas num determinado planeta, e não no seu campo de destroços. Essa é a
justificação para este fleetsave ser um pouco mais seguro.
No entanto , existe ainda outra técnica de evitar sermos crashados, em caso de termos de
praticar este fleetsave.
Trata-se de uma técnica de confundir o inimigo, tornando (quase) impossível que o tempo de regresso seja
determinado.
Para isso, apenas temos de fazer fleetsave (a recolher) com várias vagas cruzadas (velocidades diferentes)
de 1 reciclador, para o mesmo campo de destroços ao qual enviamos a frota principal.
Se as vagas forem bem cruzadas, será impossível determinar qual dos retornos apresentados no phalanx, é
o da frota principal. Este processo tem de ser feito o mais rapidamente possível, pois se o inimigo
acompanhar com o phalanx todas as vagas lançadas ao CD, poderá saber qual a ordem de chegada das
frotas - daí eu ter dito que era 'quase' impossível.
Os jogadores COM UMA LUA são beneficiados de poderem fazer o segundo melhor fleetsave: Lua -> CD.
O sensor phalanx simplesmente não pode ser usado para observar uma lua. O motivo de Lua -> CD ser
mais seguro que Lua -> Planeta de Inactivo é o mesmo que está explicado na questão acima.
Existem técnicas um pouco mais complexas (no entanto fáceis de executar), para determinar o retorno de
um fleetsave deste tipo. A maneira mais segura e que impossibilita totalmente a sua determinação, é fazer
como expliquei no método acima: enviar muitas vagas de 1 reciclador para o mesmo CD.
Os jogadores COM DUAS LUAS são beneficiados de poderem fazer o melhor fleetsave: Lua -> Lua.
Neste caso, se o jogador for cuidadoso, é completamente impossível de ser destruído (durante o fleetsave,
claro!).
No entanto, como vamos ver mais abaixo, não existem fleetsaves 100% seguros, a menos que seja
entre duas luas ou seja em modo transferir e que estejamos SEMPRE online antes da frota aterrar.. Mas
como o erro pode ser humano, a minha afirmação inicial mantém-se.
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